A Cavalera nasceu em 1995 da parceria entre o deputado estadual pelo PSDB Alberto Hiar, o "Turco Loco", e o baterista da banda Sepultura, Igor Cavalera, que posteriormente abandonou a empresa. Hiar havia iniciado a carreira como comerciante de roupas no Brás, tradicional bairro lojista de São Paulo, e já era bastante conhecido entre a juventude paulistana por conta de sua ligação com a Vision Streetwear, marca popular de surfwear.
O carro-chefe são as camisetas, sempre com estampas bem humoradas, que fazem gozações com quem quer que seja indistintamente, sempre na base do besteirol. Uma das últimas criações, por exemplo, foi uma camiseta com o logo "Disney War", que associava a invasão do Iraque à Disney World.
A Cavalera também celebrizou-se como criadouro de novos estilistas. Por sua equipe já passaram, entre outros, o paraense André Lima, hoje com marca própria desfilando no São Paulo Fashion Week, e Thais Losso, que passou sete anos criando para a marca.
Hoje, a criação está a cargo de estilistas vindos da Cooperativa da Kombi, um irreverente grupo de artistas que usa uma Kombi como vitrine itinerante para mostrar seus trabalhos. É um time de jovens estilistas, cada um cuidando de um segmento: tricô, moda feminina adulta, jeanswear etc.
A coleção masculina da Cavalera é criada por Marco Amuse e Gustavo Machado (Chiaro); a coleção feminina, por Emilene Galende, J. Pig, Catarina Gushiken e Fabiano Grassi. A estamparia criativa, uma das características da marca, é concebida pelo diretor de arte Ricardo Tatoo, com Francisca Albers e Cacá Di Guglielmo (TWD).
Na edição de Inverno 2001 do São Paulo Fashion Week a Cavalera foi convidada a desfilar pela primeira vez no Calendário Oficial da Moda.
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